sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Como tudo começou!

  Origem datada do século IV a.C. no sudeste Asiático.
   Como a geografia do Japão não é favorável a agricultura devido a suas montanhas, no Japão a principal fonte de alimentação é retidada dos mares, os peixes, as algas e os frutos do mar estão presentes em praticamente todos os pratos da culinária japonesa. O arroz é uma cultura de alta produção em áreas pequenas.
   Antigamente, no japão, os peixes para serem transportados para outros lugares eram conservados no arroz cozido. Os japoneses sabiam que o arroz liberava o ácido acético e láctico que garantiria a qualidade por mais tempo, acondicionando-o entre camadas de arroz, onde o peixe fermentava naturalmente, adquirindo um sabor ácido. A técnica também era usada pelos pescadores que ficavam pescando em alto mar, criando-se assim o sushi prensado.
   Por volta do século XIV, os japoneses, grandes apreciadores de arroz, passam a consumir não só o peixe como também o arroz, antes que este fermentasse. Surge assim o namanarizushi, que originou os tipos de sushi conhecidos na atualidade.
   Preparado basicamente com arroz, peixes e frutos do mar, o sushi tornou-se moda em vários países do Ocidente, por seu sabor exótico e agradável e por ser reconhecido como uma das iguarias mais saudáveis do mundo.

Um comentário:

  1. Esse prato dá água na boca ein.... PARABÉNS pelo blog mano!!! Mauro L. Henrique

    ResponderExcluir